Câmbio suicida, segundo a wikipédia, é o
nome dado para uma moto que possui uma alavanca de câmbio lateral,
sendo que originalmente ele apareceu em motocicletas do início do século
20 sendo encontrado até as décadas 40 e 50, e reapareceu nas modernas
motocicletas custom estilo retrô ou choppers. As motocicletas modernas
não exigem que o piloto tire a mão de um lado do guidão para operar a
embreagem ou para mudar de marcha, usando apenas os dedos para a
embreagem e o pé para selecionar as marchas. Dessa forma, a alegoria
“suicida” é aplicada a projetos em que o condutor retira uma mão do
guidão para mudar de marcha ou naqueles em que ele não pode colocar os
dois pés no chão enquanto estiver usando um pé na embreagem para
desengatar a transmissão. Às vezes a embreagem é chamada de embregem
suicida. Ela é chamada dessa forma porque parar a moto engrenada requer
que o motociclista mantenha o pé no pedal. Se ele perder o equilíbrio e
colocar o pé esquerdo no chão, a moto pode dar uma guinada para a frente
e atravessar o tráfego, causando assim o “suicídio” do incauto
condutor.
Abaixo a única imagem de 535 dotada de câmbio suicida que eu achei:

Nenhum comentário:
Postar um comentário